Quem mexeu no meu queijo
Quem mexeu no meu queijo é uma fabula contada em um único capítulo, dividido em três partes: a reunião, a história e o debate. Retrata o medo que as pessoas tem em relação às mudanças que ocorrem no cotidiano, seja na vida pessoal ou na vida profissional.
Após o almoço de domingo, amigos juntam-se para conversar sobre as transformações ocorridas em suas vidas, um deles resolve contar uma história que ilustrava bem o assunto em debate e que o tinha ajudado a compreender melhor as mudanças.
A história se passa em um labirinto, onde quatro personagens envolvidos nela, os ratos Sniff e Scurry e os duendes Hem e Haw, entram em um labirinto em buscando seu queijo. De acordo com suas crenças e conhecimentos, eles partem em busca do queijo e deparam se, com algumas dificuldades para encontrar o queijo, assim que cada um deles encontra o seu tipo de queijo, começam a estabelecer rotinas.
Os duendes criam um vínculo social em torno do queijo, e com o passar do tempo a arrogância, sega-lhes para as mudanças que ocorrem em torno deles. Já os ratos estavam sempre atentos para tudo que acontecia ao redor, assim que viram que o queijo deles tinha acabado, Sniff e Scurry partiram para um novo local em busca de outro queijo, enquanto Hem e Haw ficaram pensando como o queijo deles tinha sumido e como era injusto, Haw percebe que os amigos Sniff e Scurry, não se encontravam mais no local do queijo, e passa a pensar que os ratos estavam em outro lugar, comendo um queijo ainda melhor. Haw, após refletir muito e tentar abrir a mente de Hem para as mudanças ocorridas, resolve deixar o medo de lado e partir atrás do novo queijo.
Ao triunfar na sua busca, Haw escreve frases de estímulo, para que se um dia Hem resolvesse mudar de atitude, ele não desanimasse e pudesse seguir em frente, enfrentando as dificuldades do caminho.
A fábula “Quem mexeu no meu Queijo?” é uma obra de auto-ajuda muito interessante, de fácil entendimento e recomendada para o leitor