Glossário de estratégia
Administração de Empresas: é uma formação cultural e estratégica que concilia a formação técnica com habilidades de relacionamento interpessoal, com capacidade de abstrair e analisar as mais diversas situações. Preocupa-se com o meio ambiente e com as melhorias socioeconômicas.
Ambiente: conjunto de todos os fatores que, dentro de um limite específico, se possa conceber como tendo alguma influência sobre a operação do sistema considerado. Também chamado meio ambiente, meio externo, meio ou entorno.
Ameaça: força ambiental, incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua estratégia, mas que poderá ou não ser evitada, desde que conhecida em tempo hábil.
Diretriz: conjunto estruturado e interativo dos objetivos, estratégias e políticas da empresa.
Ecossistema: um sistema de organismos vivos que interagem não só com o meio físico que os rodeia, mas também com a química ambiental e com o meio social e biológico em que estão inseridos. Ecossistema implica que os organismos e o seu meio formam um todo, apesar de cada um ser individual.
Efetividade: medida de rendimento global, que refere-se à relação entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo.
Eficácia: medida de desempenho global do sistema. É fazer o que é preciso ser feito. Refere-se à contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos globais da empresa.
Eficiência: medida de desempenho individual dos componentes do sistema. É fazer certo o que está sendo feito. Refere-se à otimização dos recursos utilizados para a obtenção dos resultados.
Entropia: estado de desordem e de caos a que tende um sistema.
Entropia Negativa: empenho dos sistemas que se organizam para a sobrevivência, através de maior ordenação. É função que representa o grau de ordem existente num sistema.
Equifinalidade: obtenção de um mesmo estado final de um sistema, partindo de diferentes