Glossario
GDP_m_dulo_1.pdf [Consultado em aula]
Textos:
Módulo 1: Gramática & Gramáticas
Duarte, I. (2000) Língua, variação e normalização linguística
Duarte, I. (2000) Gramáticas
Glossário
Línguas naturais – É a língua materna de uma comunidade linguística quando é ela que as crianças nascidas nessa comunidade desenvolvem espontaneamente como resultado do processo de aquisição da linguagem. São manifestações concretas da linguagem humana.
Propriedades universais – São características da linguagem em geral e presentes de formas especificas em cada língua natural e leva-nos a compreender melhor a uniformidade do processo de aquisição da linguagem na criança.
Conhecimento intuitivo ou implícito – [Conhecimento que os falantes do português desenvolvem espontaneamente]. Não é consciente, ou seja, não existe no falante consciência das propriedades desse sistema. É o resultado natural do processo de aquisição da linguagem.
Fenómenos de sobregeneralização – Constituem uma evidência de que o nosso conhecimento intuitivo da língua é regular e regulado.
Conhecimento da língua – Constitui o suporte da nossa actividade linguística prática como ouvintes, interlocutores e locutores.
Locutores – Quando tomamos a palavra, por exemplo, numa conversa espontânea, numa exposição ou num debate. Quando temos de planear um discurso e de o formatar linguisticamente.
Oral – Modo primário da linguagem. Modo em que a voz humana é usada como sinal.
Escrito – Modo secundário da linguagem. Trata-se de uma conquista histórica e cultural das sociedades humanas. Deste modo, tem de ser ensinado e aprendido.
Dialectos – Diferentes usos de uma língua em diferentes regiões.
Variação dialectal – Variação linguística associada a factores regionais/geográficos.
Variação diafásica – Variação relacionada com factores situacionais, de índole pragmática.
Variação histórica ou diacrónica – É a variação linguística ocorrida nas línguas ao longo do tempo.