Jesus: caminho de salvação
O pecado surge de um homem (Adão), e com isso toda a humanidade torna-se pecadora. No entanto é também por um homem (Jesus Cristo) que a humanidade é Libertada da escravidão do pecado, da morte eterna e se reconcilia com Deus - sendo perdoada de todas as culpas - e são chamadas a uma vida nova experimentando, assim, a alegria de serem filhos de Deus.
De acordo com os relatos dos evangelhos toda a história de Jesus foi de total entrega ao Pai e de doação aos mais necessitados. Isso mostra o caminho da salvação para todos realizado na vida de Jesus. Com efeito, sendo que esse caminho se percorre na doação, no amor ao próximo e na perseverança para se fazer participante da vida de Deus. Pois, a salvação nada mais é do que a plenitude, a realização total do ser humano.
Pode-se observar que a salvação certamente é dom de Deus e é oferecida à humanidade gratuitamente por Jesus Cristo. Pelo fato de Deus ter dado a existência ao ser humano, sendo essa existência de puro amor, é Ele também que nos mantém existindo e nos capacita para uma atuação na busca de uma humanidade fraterna e justa. Visto que Deus oferece o dom ao ser humano dotado de inteligência e de liberdade. E de acordo com o livre acolhimento, tal oferta se torna real e, assim, a salvação realmente acontece.
No entanto, não é só na história terrena de Jesus que se deve compreender a salvação, mas compreende-se também a sua morte e ressurreição como consequência de sua própria vida de total doação e amor. Pois se sabe que Jesus foi uma ameaça para as autoridades de seu tempo em virtude disto o mataram.
O caminho da salvação consiste num relacionamento com Deus e numa perfeita convivência humana, sem injustiças, discriminações e amando o próximo. Tendo em sempre presente a vida de Jesus Cristo que pregou o amor, a misericórdia e o perdão. Mesmo no momento de sua morte pediu ao Pai perdão por todos aqueles