GLOSSARIO FEITO
VALOR
O valor é definido pelo tempo de trabalho socialmente necessário a produção de uma mercadoria através desse valor é possível efetuar a troca.troca-se produtos de acordo com o tempo de trabalho despedindo para que a mercadoria se realizasse.(tempo de trabalho socialmente necessário a produção de uma mercadoria).
VALOR DE TROCA
O valor de troca, por sua vez, era expresso em termos monetários, ou seja, quantidade de mercadoria dinheiro necessária para se obter a mercadoria desejada. O dinheiro, nesse ínterim, era considerado uma mercadoria especial (expresso em numerários) e funcionava como equivalente universal de troca.
VALOR DE USO
Vinculando-se como tal às propriedades físicas do objeto. Desse modo, o valor de uso nada tem a ver de imediato com o trabalho humano que pode ter custado, nem com a relação social de produção, permanecendo, por isso, fora das preocupações da economia política. No entanto, qualquer que seja a forma social da riqueza, constituirá sempre seu conteúdo material. No caso particular do capitalismo, forma a base do valor de troca, segundo a propriedade elementar da mercadoria.
TRABALHO
É o caráter específico que aparece no valor da mercadoria, e, ao que interessa a esta análise, confere a mercadoria a propriedade que transita em todos entendimentos de valor que a mesma possa ter: "que é a de serem produtos do trabalho."
Modo de produção feudal:
É a base fundamental da evolução da humanidade, pois ele estabalece as relações de produção como centralidade da atividade humana, e consequentemente das relações sociais. Da alienação desse trabalho Marx vê a sociedade "trabalhando" para subordinar o indivíduo e não emancipá-lo. A alienação do trabalho é o símbolo da divisão de classes, do atrito entre essas classes e consequentemente base para toda e qualquer alienação.
FORÇAS PRODUTIVAS
O conceito corresponde a combinação da força de trabalho humana com os meios de produção, isto é instrumentos e objetos