Glossario de Termos utilizados na Patologia
Glossário de Termos usados na Patologia
1. Choque: Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente.
2. Cicatrização: Nome dado ao processo de reparação ou de cura de uma ferida, úlcera ou solução de continuidade de um tecido.
3. Diagnostico: determinação da doença depois da recolha das informações dadas pelo doente (anamnese), dos seus sinais e sintomas e dos resultados dos exames complementares efetuados (laboratoriais, radiológicos, etc.)
a. diagnóstico biológico - diagnóstico efetuado em provas feitas sobre a pessoa, nos resultados bacteriológicos ou nas análises de colheitas orgânicas
b. diagnóstico clinico: diagnóstico estabelecido com o interrogatório (história clínica) e observação do doente, sem recurso a outros exames
c. diagnóstico diferencial: caracterização de uma doença após comparação dos seus sinais e sintomas com os de outras doenças e por dedução baseada num processo de exclusão
d. diagnóstico etiológico: identificação da causa de uma doença
e. diagnóstico radiológico: diagnóstico feito apenas com base nos exames radiológicos efetuados
4. Doença: estado de falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico e social o qual o indivíduo sente-se mal (doença subjetiva) e apresenta alterações orgânicas evidenciáveis (doença subjetiva).
5. DPOC: sigla de doença pulmonar obstrutiva crónica ou doença pulmonar crónica obstrutiva (designação menos correta)
6. Edema: Acúmulo anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais (peritônio, pleura, articulações, etc.).
7. Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inoculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a consequente obstrução do fluxo e isquemia.
8. Exsudato: Acúmulo