forte dos reis magos
Publicado em: 25.outubro.2011
Por: Maria Alice Furrer A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, localiza-se na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. A fortaleza foi o marco inicial da cidade – fundada em 25 de Dezembro de 1599 – , no lado direito da barra do Rio Potenji (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1949 e está sob a administração da Fundação José Augusto desde 1965. A última grande intervenção de conservação foi realizada em 2005, com recursos do IPHAN. (Fonte e mais informações: Wikipédia)
A análise deste local foi realizada com base na NBR9050, a qual também contempla alguns aspectos de acessibilidade para bens tombados.
Esta é a rota até a entrada do Forte. O caminho é extenso e o revestimento do piso gera certa trepidação. Há guias de balizamento, ou seja, pequena “mureta” delimitando a passarela. Com essa guia de balizamento, um deficiente visual consegue guiar-se até a entrada. Porém, como essa passarela é rodeada por pedras e pelo mar, uma barreira de proteção torna-se necessária para garantir a segurança dos visitantes. Como este trecho é muito extenso, uma boa alternativa seria a instalação de alguns bancos ao longo deste percurso, mas que não estreitassem muito a passarela, destinados ao descanso de visitantes que estão indo ou voltando do Forte. Como a vista que circunda a passarela é muito agradável, as pessoas poderiam observá-la com maior conforto se existissem estes bancos.
Centro do Forte, onde podemos observar que o piso rústico foi preservado. Lembrando que o Forte é um bem tombado, ou seja, todos os projetos de adaptação para acessibilidade devem obedecer às condições da NBR9050, porém atendendo aos critérios específicos