Globo Rural - linguagem e conteúdo jornalístico
Conforme observado ao que se refere ao programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão, ao expor assuntos relacionados ao campo, simultaneamente é constituída uma visão da percepção de todo o contexto rural.
A abordagem do meio e do assunto “RURAL” baseia-se na compreensão da linguagem como fator de interação social, como por exemplo, no tratamento e na linguagem na relação entre repórter e entrevistado, e como essa mensagem é recebida pelo telespectador do programa.
A análise das mensagens e interações, considerando a relação dos códigos verbais e não verbais e também todas suas categorias de emissor e receptor, acaba permitindo o desenvolvimento do senso crítico de que há uma maior participação social através do programa e que sempre há a intenção de auxiliar, ajudar e estar do lado de diferentes públicos dentro do meio rural. O conteúdo atravessa desde o pequeno agricultor, os grandes proprietários, os empreendedores rurais e também o trabalhador rural, buscando uma linguagem que alcance todos esses públicos. O programa, que é apresentado durante 45 minutos, varia entre reportagens que nunca fogem ao tema rural, mas que sempre procuram atender todas as classes desse público-alvo.
Em matérias que podem variar de 30 segundos até mais de 5 minutos, encontram-se temáticas dentro da agricultura, pecuária, política (que envolva assuntos do meio rural), economia rural, meio ambiente e questões sociais referentes ao trabalhador do campo.
A relação que existe entre o entrevistado e o repórter emite a mensagem ao telespectador de que o programa busca uma linguagem totalmente coloquial, mas também observa um discurso em formato didático em diversas matérias e reportagens, porém sem perder o tom jornalístico por parte dos apresentadores e repórteres, onde eles têm a função de mediar vários casos para que a mensagem seja transmitida de forma popular e que seja oriunda de um contexto voltado para o lado científico