Globalização
A globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política e espacial, com barateamento dos meios de transporte e comunicação, entre os países, datado do final do século XX. Basicamente é um processo de integração das economias e mercados nacionais. No entanto, ela compreende mais do que o fluxo monetário e de mercadoria; implica a interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está ocorrendo em todo o mundo, também no espaço social e cultural. Isso ocorre devido à intensa revolução nas tecnologias de informação (telefones, computadores e televisão). Esse fenômeno é observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados, levando a uma nova fase de desenvolvimento do capitalismo.
A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. As navegações e o processo colonialista constituíram momentos que permitiram à humanidade acelerar os contatos de troca de informações, de técnicas, de cultura e principalmente expandir o capitalismo e interligar os mercados mundiais. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa supostamente "universal", entre outros.
Processos de Globalização
Até a