Globalização
• Objetivos: Apresentar as características da globalização na economia de mercado contemporâneo, aldeia global, blocos econômicos, relações comerciais e financeiras internacionais, concorrência comercial, as multinacionais, internet, língua inglesa, vantagens, efeitos, resumo e o conceito.
— O que é Globalização? —
Globalização é a interdependência e a integração dos países nos planos produtivos, comerciais e culturais. Isto é, um processo socioeconômico que estabele, entre os países, uma integração à nível mundial.
Também se encaixa neste contexto, o conceito de Aldeia Global; já que deve-se a criação de uma conexão que diminui as distâncias e facilita os meios culturais e financeiros de forma ligeira e objetiva.
— Origens e características da Globalização —
Acredita-se, de acordo com os historiadores, que o processo de globalização teve início nas Grandes Navegações (nos séculos XV e XVI). Período histórico onde o homem europeu teve seu primeiro contato com os povos de outros continentes, sendo assim, formando uma relação comercial e cultural com estes homens. Contudo, a Globalização realizou-se, por voltas do final do século XX, após a queda do socialismo tanto no leste europeu, como na URSS. A queda do socialismo somado ao neoliberalismo, que tornou-se forte na década dos anos 70, o processo da globalização econômico ganhou impulso no cenário mundial.
Muitos das empresas — com os mercados internos saturados — multinacionais almejaram se ampliar e conquistar novos mercados consumidores, principalmente as dos países recém saídos do socialismo. A concorrência, que é tão presente nos dias atuais, desencadeou a necessidade da utilização de novos recursos tecnológicos, com a finalidade de baratear os preços, e estabelecer, de forma rápida e eficiente, os contatos comerciais e financeiros. Nesse em processo, entra em cena a utilização da internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Vale