Caule, raiz e folhas
Ainda no reino Plantae, este trabalho dará continuação ao estudo das Angiospermas. Como já estudamos sobre flor, fruto e semente; ainda temos que estudar a raiz, o caule e a folha. Abordaremos a morfologia externa de cada um, assim como também a sua função, as estruturas de seus principais órgãos e suas classificações. Este trabalho contribuirá para abranger o nosso conhecimento, e aprendermos também como o ser humano utilizam as variadas partes das plantas.
Raiz
Função: A raiz é um órgão subterrâneo, sem clorofila e especializado na fixação da planta e na absorção de água e sais minerais.
Partes:
Coifa: A coifa, também denominada caliptra, é um tecido que reveste o ápice vegetativo da raiz, protegendo o meristema apical. Suas células são vivas e estão em contínua divisão. As células mais velhas, situadas na periferia, vão morrendo e se destacando, sendo continuamente substituídas por células novas recém-formadas. As espécies aquáticas, geralmente, apresentam coifas bem desenvolvidas para proteger o meristema apical do ataque de micro-organismos, abundantes no meio aquático. Exemplo vitória-régia.
Zona Lisa ou Zona de Crescimento: Nesta região, imediatamente acima do ápice meristemático, as células recém-formadas estão se alongando rapidamente, promovendo assim, o crescimento longitudinal da raiz. Não há pelos absorventes nessa zona.
Zona Pilífera ou Zona dos Pelos Absorventes: Esta região é caracterizada pela presença dos pelos absorventes, também denominados pelos radiculares. Esses pelos são prolongamentos das células epidérmicas e têm como função absorver a água e os minerais necessários à vida da planta, aumentando, em muitas vezes, a superfície de absorção das raízes. Os pelos radiculares têm duração limitada e à medida que novos pelos vão sendo formados, os mais antigos vão sendo eliminados. No entanto, nem todas as 3espécies apresentam pelos absorventes como, por exemplo, o aguapé.
Zona Suberosa ou de Ramificação: Esta é a