Globalização
1) COMUNICAÇÃO: Acontece em várias empresas do gestor tomar certas decisões e não cuminicar o colaborador da tarefa seguinte. É fundamental para a eficiência do processo. Os problemas que podem ocorrer por esse motivo vão desde perca de nota à trabalhos não concluídos por falta de comunicação.
2) DELEGAÇÃO DE TAREFAS: Cada colaborador deve ter as suas tarefas delegadas pelo líder, caso contrário, alguns ficam com suas mesas sobre-carregadas e outros com a mesa “limpa”. Ou até mesmo, um faz a função do outro para “mostrar serviço”.
E é função do líder distribuir e fiscalizar estas tarefas.
3) SANAR DÚVIDAS: Cabe ao líder estar preparado para responder toda e qualquer dúvida feitas pelos colaboradores. Cabe à ele saber todos os procedimentos e etapas do processo, para poder liderar da melhor forma possível sua equipe. Se não souber, deve pesquisar para poder orientar os funcionários.
4) ÉTICA: Saber separar dois conceitos:
Líder: é aquele que consegue influenciar fortemente outras pessoas à ação, sem o uso da força ou do medo. Tem sua base na atitude pessoal, na competência e no carisma, levando os demais a admirar, respeitar e defender o líder e suas idéias.
Chefe: Aquele que governa, comanda, dirige: um chefe severo.
5) EXEMPLO: O líder jamais deve esquecer que ele é o espelho dos seus colaboradores, principios básicos fazem toda a diferença dentro da empresa. Por exemplo: pontualidade, comprometimento, forma de se portar, de falar, respeito. A peça se forma conforme o molde.
Ações da EMPRESA:
1) PLANEJAMENTO DE CARREIRA: Disponibilizar ajuda de uma porcetagem dos estudos dos funcionário, garante a empresa um colaborador especializado e ao colaborador o conhecimento para estar crescendo junto com a empresa.
2) PARTICIPAÇÃO DE DECISÕES: Permitir que os colaboradores possam decidir sobre pequenas questões. Como: troca de dias referentes à feriados, rodízio de horas extras, opção de trabalhar os 00:48 min à mais no dia