Globalização
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Objetivos dos Blocos
No processo de globalização, os países começaram a perceber que as negociações comerciais se tornariam mais eficientes se houvesse uma aproximação setorial de suas economias. Dessa forma, iniciou-se a formação de grupos de países, no princípio, regionais (devido à proximidade de suas fronteiras), originando-se, assim, os atuais blocos econômicos mundiais. Hoje os países que se unem têm características e metas semelhantes, como por exemplo, o crescimento de suas economias.
A grande tendência atual da globalização da economia reflete-se, principalmente, numa tentativa de liberalização de barreiras alfandegárias e fiscais ao comércio internacional.
Essa união visa o aumento do poder de decisão e assertividade frente a negociações e o fortalecimento e auto-sustento de seus países membros.
Os blocos são interdependentes. Os países componentes dos blocos se organizam com a finalidade de negociação conjunta na comercialização de determinados produtos, obtendo assim um maior poder de negociação (tendo em vista que o poder econômico exercido pelos países aliados que compõem o bloco é muito maior do que o poder exercido por apenas um dos países isoladamente). Dentro do bloco, os países tendem a exportar os produtos de sua