Globalização
A Globalização e seus Efeitos
1
ØCONCEITO Ocorrência simultânea de três processos, a saber: a expansão extraordinária dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais; o acirramento da concorrência nos mercados mundiais; e a maior integração entre os sistemas econômicos nacionais.
2
ØCONCEITO
Reduzida capacidade de resistência diante de pressões, choques ou fatores desestabilizadores
Globalização
Processo social que promove mudança na estrutura política e econômica das sociedades. Economicamente significa a integração dos mercados em âmbito mundial. Podemos considerar como um avanço do processo de internacionalização econômica, social, cultural e política que está ocorrendo no mundo, principalmente no capitalismo, ao longo dos anos 1980.
4
Significado de Globalização para o consumidor
Inicialmente apresenta conforto e interesse econômico, na medida em que permite acesso a produtos de qualidade e a preços diferenciados.
5
Conseqüências da Globalização l Desemprego; A perda do poder do Estado perante o mercado; O fortalecimento do domínio de alguns países em relação aos demais; Concentração de renda; Exclusão social entre outros.
6
l
l
l
l
Globalização do ponto de vista social
Apresenta sinais de ser cada vez menos inclusiva, ou seja, aumenta a polarização entre países e classes quanto à distribuição de riqueza, renda e emprego.
7
Algumas situações típicas da Globalização
Adoção de novas tecnologias, formas de organizar a produção e a gestão nas empresas; Formação de blocos regionais para fortalecer o comércio regional (Mercosul, o NAFTA e a União Européia); Aprofundamento do processo de formação de oligopólios e monopólios; Fatores de produção mais baratos (produção em 8 escala, maior oferta de produtos etc);
Algumas situações típicas da Globalização
¡ ¡ ¡ ¡ ¡ ¡
Preços mais competitivos; Mais benefícios para o consumidor; Maior oferta de produtos;