Globalização
Processo em que capitais e tecnologia privados, cujos titulares são grandes corporações empresariais transnacionais, circulam em todo o GLOBO independentemente das fronteiras nacionais.
É a interligação do mundo
No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vice-versa.
Conceito de Aldeia Global criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente
Globalizações
Grandes Navegações – Sécs. XV e XVI
Contato com variados povos Colonialismo
Neocolonialismo (sécs. XVIII e XIX) Grandes Guerras I/II Guerra Fria (1945-1991)
Preocupações após a II Guerra Mundial
No final da Segunda Guerra Mundial (1945), a maior preocupação dos países ocidentais vencedores era
a) b) a construção de um ambiente pacífico, favorável ao crescimento econômico das nações, e a formação de uma nova ordem capitalista capaz de trazer estabilidade política e econômica evitando assim o crescimento do socialismo, que saiu fortalecido no período posterior ao conflito.
E quanto a URSS e o bloco oriental?
Guerra Fria Constituição de um bloco socialista/comunista Anticapitalista Estadista
Aspectos Conjunturais da Globalização
Crescimento intenso do processo de globalização Intensificação de acordos regionais e preferenciais nos negócios internacionais entre as nações Conflitos de interesses nas práticas comerciais entre as nações, por conta de suas diversidade e complexidade Necessidade de mecanismos reguladores para resolução de conflitos, visando garantir o desenvolvimento do comércio internacional em bases legais comuns a todas as nações
Organismos internacionais
1944 – FMI – Fundo Monetário Internacional