Globalização
CURSO
TÍTULO DO TRABALHO
NOME DO ALUNO
Nome do Professor
Taquara, Setembro de 2009 Globalização, em seu sentido literal, é o processo de transformação de fenômenos locais em globais. Ela pode ser descrita como um processo pelo qual as pessoas do mundo são unificados em uma única sociedade e funcionam em conjunto.
Este processo é um conjunto de efeitos econômicos, tecnológicos, socioculturais e políticos. A globalização é frequentemente utilizada para referir-se a globalização econômica, isto é, a integração das economias nacionais na economia internacional através do comércio, do investimento direto estrangeiro, fluxos de capital, a migração, bem como a disseminação da tecnologia.
As Nações Unidas citaram a globalização como sendo "um termo amplamente utilizado que pode ser definido em um número de diferentes maneiras. Quando usado em um contexto econômico, refere-se à redução e eliminação das barreiras entre as fronteiras nacionais, a fim de facilitar a fluxo de mercadorias, capitais, serviços e do trabalho... mas permanecem obstáculos consideráveis para o fluxo de trabalho... A globalização não é um fenômeno novo. Tudo começou em finais do século XIX, mas a sua disseminação abrandou durante o período compreendido entre o início da a Primeira Guerra Mundial até o terceiro quarto do século XX. Essa desaceleração pode ser atribuída à políticas seguidas por uma série de países, a fim de proteger as suas respectivas indústrias... Porém, o ritmo da globalização acelerou rapidamente durante a quarta parte do século XX ..."
O termo "globalização" tem sido utilizado pelos economistas desde a década de 1980, embora seja usado em ciências sociais desde a década de 1960. Porém, seu conceito não se tornou popular até a segunda metade dos anos 1980 e 1990. Os primeiros conceitos teóricos da globalização foram escritos pelo empresário americano Charles Taze Russell, que cunhou o