Globalização
GLOBALIZAÇÃO
Globalização significa a intensificação das relações sociais à escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira que, acontecimentos locais são modelados por eventos que ocorrem a muitos milhares de quilómetros de distância e vice-versa (1990).
A. Giddens
A globalização é um fenómeno muito complexo, e não se pode falar dela só no contexto económico, pois estaríamos a esquecer-nos das mudanças sociais, culturais e até politicas que a globalização proporcionou.
Alguns historiadores definem a globalização como um processo muito antigo que começou com as primeiras relações entre os homens.
Mas, a fase mais importante corresponde aos Descobrimentos, em que pela primeira vez houve contacto entre Europa, África e América.
No tempo dos Descobrimentos uma viagem demorava anos, e era uma aventura perigosa.
Hoje, em 24 horas pode-se fazer a volta ao Mundo, já que o avião atinge velocidades cada vez maiores e o preço é cada vez mais acessível.
Antigamente uma notícia precisava de várias semanas para se espalhar pelo Mundo. Hoje, com o desenvolvimento dos Mass Media, da qual fazem parte a Internet, a televisão e outros sistemas de produção, difusão e receção de informação a informação chega muito mais depressa e a todo o lado.
O computador ligado a Internet é uma realidade em grande parte das casas dos países desenvolvidos. O telemóvel é um exemplo do fantástico de desenvolvimento das telecomunicações. O primeiro telemóvel surgiu em 1973.
Martin Cooper é considerado o pai do telemóvel, já que foi ele que desenvolveu o sistema de radiotelefone que permitiu à Motorola fabricar o primeiro telemóvel, que pesava um pouco mais de um kg, não estava ao alcance de qualquer pessoa e servia apenas para fazer chamadas. 1
SOCIOLOGIA – 12º ANO
IMPACTOS LOCAIS DA GLOBALIZAÇÃO
“Não deve pensar-se na globalização apenas como o desenvolvimento de redes mundiais — sistemas económicos e sociais afastados