Globalização
A Globalização X Comércio eletrônico
A globalização pode ser definida como um conjunto de transformações políticas e econômicas de proporção mundial que começou a ser notada no final do século XX a partir da revolução industrial, avanços da tecnologia e necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
A globalização tem influência direta no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população que varia em sua intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.
A tecnologia tem sido o principal condutor da globalização. Os avanços na tecnologia de informação têm fornecido poderosas ferramentas aos agentes econômicos para identificar e captar oportunidades econômicas, inclusive de forma mais rápida, possibilitando análises de tendências econômicas e facilitando a transferência de ativos.
Um exemplo de como a tecnologia da informação tem sido o carro chefe da globalização é a internet, pois a mesma transformou nossas vidas e as “conectou”, quebrando diversos paradigmas como procurar emprego por exemplo, antes da internet as pessoas acordavam cedo e se dirigiam até agências de emprego e ou empresas, para levar o seu curriculum ou ainda os encaminhavam por correio. Hoje as pessoas enviam e-mail com seu curriculum além de procurar vagas que mais lhe agradam e a qualquer horário através de sites de anúncios de vagas, um outro paradigma é o comercio que com o enorme crescimento internacional ao longo das últimas décadas foi, não só, a causa principal como o efeito da globalização.
O volume do comércio mundial aumentou vinte vezes desde 1950 até hoje. Este aumento de bens manufaturados ultrapassa o aumento da taxa de produção dessas mercadorias em três vezes.