Globalização
TRABALHO DE ÉTICA
– GLOBALIZAÇÃO –
Nomes: Agatha Tavares, Bruna Borba,
Jaqueline Galli, Nathália Ingácio e Victhória Karolina
Turma 101 / 1º ano
Prof.ª Daiane / Ética
PORTO ALEGRE, 10 DE SETEMBRO DE 2014
GLOBALIZAÇÃO
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética.
Apesar de vários fatores que descrevem a globalização, dois são essenciais para que ela fosse uma realidade:
O grande avanço na tecnologia de transportes (principalmente a partir de 1920), o que barateou os custos das mercadorias e tornou mais rápido o comércio.
O enorme avanço nas comunicações (satélites, wireless, internet, entre outros), que permitiu o fluxo de “dinheiro virtual” entre empresas de várias partes do mundo, as transnacionais.
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União Europeia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais