Globalização
O mundo começou a ficar globalizado no início dos anos 80, quando a tecnologia de informática se associava a tecnologia de telecomunicações e com a queda das barreiras comerciais. Existe uma interligação acelerada dos mercados internacionais, possibilitando movimentar grandes quantias de valores em segundos, é o que chamamos de Terceira Revolução Tecnológica, ou seja, processamento, difusão e transmissão de informações.
A globalização é um fenômeno com ramificações industriais, de prestação de serviços, comerciais ou financeiras, graças à queda do custo da comunicação e as novas tecnologias de troca de dados. A rapidez, o barateamento e a confiabilidade caracterizam a globalização do ponto de vista tecnológico. A Velocidade da informação pelo mundo é a característica atual da globalização. A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem. Exigem-se menores custos de produção e maior tecnologia. A mão de obra menos qualificada é descartada.
No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pela técnica da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária.
A globalização também é o “resultado” das ações que asseguram o mercado global, os processos político-econômicos requerem eficácia para obter o retorno do investimento.
Os fatores que contribuem para explicar a arquitetura da globalização atual são:- A qualidade da técnica ( M.O)
-A situação atual do mercado de atuação (global).
-Conhecimento especifico atual do planeta considerando vários aspectos:policos, econômicos,culturais e sociais.
-Existência de um motor único (moeda).
Uma empresa globalizada seria aquela que opera seguindo uma lógica operacional mundial, cujo objetivo seja maximizar benefícios e minimizar custos não importando
Vantagens
Desvantagens