Globalização
As Novas Tecnologias
No mundo atual, o desenvolvimento tecnológico tornou-se um fator determinante da competividade internacional de uma empresa e mesmo de um país, e acabou se difundindo por todos os setores econômicos, destacando-se o industrial e o de serviços. Esses avanços tecnológicos possibilitam criar e renovar produtos, bem como transformar os processos de fabricação e as técnicas de administração industrial.
Os polos tecnológicos localizam-se nas proximidades de universidades e laboratórios de pesquisa dos Estados e além de possibilitarem comunicação instantânea vêm contribuindo para um aumento significativo da capacidade produtiva das empresas e para uma diminuição nos custos de produção.
O crescimento da internet acelera ainda mais a difusão das informações. No entanto, o acesso aos recursos tecnológicos está restrito a uma pequena parcela da população mundial, concentrada sobretudo nos países desenvolvidos.
Ao diminuir o tempo de acesso aos lugares e reduzir as distâncias na Terra, as tecnologias de comunicação e de transporte alteram as noções de espaço e tempo, interferindo no modo como as pessoas trabalham, se deslocam , se comunicam, compram, se divertem, o que também traz consequências para a vida da sociedade. Essas alterações nas noções de espaço e de tempo podem causar mais estresse nas pessoas pela busca desenfreada por consumo, maiores pressões no trabalho e um ambiente mais competitivo.
Capitalismo
O capitalismo proporcionou integração entre os diversos países, porém os Estados-nação vêm atingindo um grau de interdependência nunca visto em outro período histórico. A economia mundial capitalista passou por rápidas e profundas transformações como a formação de um mercado mundial, o aumento dos fluxos de capitais, a expansão das empresas multinacionais, maior interferência de organismos internacionais e etc.
O fenômeno da globalização proporcionou vários benefícios como a disseminação de informações em escala mundial,