Globalização
A Globalização, é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo, de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
Segundo Ortiz globalização é a mundialização do capitalismo, que envolve uma grande diversidade de aspectos de natureza cultural, social, econômica, e política.
Com as transformações no capitalismo, ouve uma espécie de libertação comercial, que deu um certo espaço ,para as economias nacionais, isso fez com que muda-se os processos de trabalho, habito, consumos, configurações geográficas e geopolíticas, e nos poderes e praticas do estado.
A globalização é uma nova forma do capitalismo, tendo uma nova forma de produção, ação civilizatória, no nosso cotidiano esta mais fácil encontrar ela na tecnologia, e na produção.
Segundo Barbosa, globalização são informações, que atingem todos os países afetando empresas, pessoas, e movimentos sociais, pelo fato de serem muito rápido, envolvendo mercadorias, capitais, aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras.
Olhando por um lado social, tem ajudado bastantes fluxos migratórios, para todos os lados e tem ajudado países avançados de impedir a entrada e permanência de estrangeiros ilegais.
A partir dessa universalização do capitalismo, o desenvolvimento adquire um novo salto com as novas tecnologias, produtos e a mundialização de mercado.
A globalização é marcada pela passagem de modelo fordista, onde a produção e grandes unidades fabris utiliza intensa divisão do trabalho, para o modelo toyotista, caracterizado pelo trabalho em equipe, onde Harvey denomina a passagem para um regime mais flexível, com características como, flexibilidade dos processos de trabalho, produtos e consumo, ampliação do setor de serviços, altos desempregos estrutural, rápida destruição e reconstrução, de habilidade modesta, e retrocesso do poder