Globalização
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a evolução do Departamento de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas nas organizações. Busca-se entender a importância das transformações dentro da área de Rh, pois se a gestão de pessoas e/ou de recursos forem ineficientes e ineficazes os objetivos organizacionais jamais serão alcançados. A pesquisa também busca mostrar o novo perfil dos empregados dentro de seu ambiente de trabalho.
Introdução
As empresas são organismos complexos, sejam de pequeno ou grande porte, e possuem dois elementos fundamentais que são: as pessoas e os elementos de trabalho.
As organizações estão considerando o homem como um capital intelectual e o RH passar a ter como principal função humanizar as organizações promovendo desafios, disseminando a ideia de trabalho em equipe, proporcionando satisfação, motivação e prazer.
Com a globalização e as novas tecnologias o cenário é diferente, os empregados agora são chamados de colaboradores e deixam de serem agentes passivos para serem agentes ativos.
Globalização
Nos tempos atuais as organizações têm consciência que para haver eficiência e eficácia no processo produtivo é necessária a visão de parceria e a valorização do conhecimento, capacidade e habilidade do funcionário, hoje reconhecido como colaborador. Percebe-se que são as pessoas que dão vida a organização, que constituem o ambiente organizacional gerando resultados.
Segundo Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2004, p. 239): “É o ambiente interno em que convivem os membros da organização estando, portanto relacionado com seu grau de motivação e satisfação. É influenciado pelo conjunto de crenças e valores que regem as relações entre as pessoas, determinando o que é “bom” ou “ruim” para elas e para a organização como um todo. Assim o clima organizacional é favorável quando possibilita a satisfação das necessidades pessoais, e