Globalização
A mesma causou a expansão capitalista onde é possível expandir um negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes sem necessariamente um investimento alto de capital, afinal a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, como consequência obtém-se o aumento acirrado da concorrência.
Outro fator importante da globalização é o aumento do ritmo de inovações tecnológicas nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias que podem e estão interferindo muito na mão de obra humana, onde um dos pontos mais afetados é o agronegócio.
O agronegócio é um grande palco para o experimento e introdução de novas tecnologias, a modernização dos maquinários agrícolas é um forte exemplo do resultado obtido pela ambição do capital e avanços técnico-científicos.
Neste setor a entrada da tecnologia causa em grande parte das vezes a substituição do trabalhador rural pelas máquinas.
Com a entrada da mecanização no campo alguns desses trabalhadores não terão outra saída se não o desemprego, esse fato gera uma situação social bem preocupante, pois a grande maioria só tem potencialidade para trabalhar no campo, com isso essas pessoas vão ter que procurar um meio urbano totalmente novo e complicado comparado com o meio rural que estavam acostumados.
E é aí que entra a fome, seres humanos que estavam acostumados a lidar com um trabalho precário que era destinado a apenas alimentar a sua família e ter um teto para morar, de repente, não têm mais opções para ganhar esse sustento.
Isso é um dos causadores dos problemas sociais afinal essas pessoas vão ser capazes de quaisquer atitudes para poder ter o alimento de volta na mesa.
E essa é só umas das provas que com