Globalização
1º Introdução (características)
2º Definição
3º Conceito
4º Vantagens
5º Desvantagens
6º Conclusão
7º Bibliografia
By: Igor Pires
Introdução
G
lobalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste e m
uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminui u drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada em tempo real.
Com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenómeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
O fenómeno da globalização tem uma importância relevante para os sociólogos, políticos e empresários contemporâneos. A globalização traduz a “interdependência crescente entre povos diferentes, regiões e países em todo o mundo, na medida em que relações económicas e sociais abrangem todo o mundo os indivíduos, os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes. Corresponde aos processos que intensificam cada vez mais a interdependência e as relações sociais a nível mundial”.
•
CARACTERÍSTICAS DO MUNDO GLOBALIZADO
Aldeia global – Parece que o planeta está a ficar menor e todos se conhecem (assistem a programas semelhantes na TV, ficam, a saber, no mesmo dia o que acontece no mundo inteiro).
Blocos econômicos – União de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social