Globalização
Um novo cenário se mostra presente nas empresas em todo o mundo. Desde a Primeira Revolução Industrial, houve grandes mudanças de ordem política, social e econômica.
Mas, no final do século XX, marca uma nova forma mercadológica adotada pelas empresas, onde se notaram profundas e contínuas mudanças nas áreas tecnológicas, sociais e nas estruturas organizacionais das empresas, a fim de atender o mercado globalizado.
Inovação tecnológica
A utilização das tecnologias da informação e comunicações foi responsável pela transformação nos setores industriais e nas atividades de serviços. As transformações dentro das empresas levaram a um novo tipo de organização e uma nova forma de administração.
Nessa nova ordem organizacional, o investimento em inovação tecnológica é de suma importância, visto que, esta associada, fundamentalmente, ao processo de produção de conhecimento e suas relações com a atividade econômica, e, consequentemente, com a competitividade moderna.
Consumidor globalizado
O comercio globalizado proporcionou ao consumidor a imposição de sua marca preferida, seu estilo, tornado-o mais exigente nas escolhas de seus produtos e no atendimento personalizado.
Para satisfazer a esse novo consumidor, as empresas modernas passaram a investir, cada vez mais, em pessoal qualificado.
Esse novo consumidor é caracterizado pela busca de produtor globais, obrigando as empresas a se utilizarem de mecanismos globais de apoio mercadológico e político.
Mercado de trabalho globalizado
No cenário globalizado, no que se refere aos empregados, há uma grande preocupação das empresas com os recursos humanos. Desta forma, as empresas não se preocupam somente com a evolução tecnológica de suas máquinas, mas também com as pessoas que integram toda a organização.
A preparação da organização e de seus recursos humanos é de extrema importância para enfrentar qualquer situação, desde o intercâmbio tecnológico até