Globalização
A Globalização e a Regionalização Económica do Mundo
2.1.A Mundialização económica
2.1.1. A mundialização económica: noção e evolução A mundialização1 económica representa a progressiva intensificação das relações económicas e a sua realização à escala do planeta e compreende o conjunto das trocas entre as diferentes partes do mundo.
Representa também as novas formas de organização do processo produtivo.
A mundialização representa a busca da melhor produtividade dos fatores de produção, sociais, culturais e políticos a nível mundial. Trata-se da busca da homogeneização nas áreas de produção ou cultura e da aceitação da diferença. Desta forma, a mundialização contribui para o aparecimento de um grupo de excluídos, mas ao mesmo tempo retirou outros da miséria.
A mundialização compreende o conjunto das trocas entre as diferentes partes do globo, fazendo do espaço mundial o lugar das transações da humanidade. É uma realidade contemporânea que ultrapassa os regimes e as ideologia, apesar de refletir o estado das forças, das ideias e dos sistemas técnicos em funcionamento. É um único sistema económico de integração global. Deve ser utilizado para caracterizar a tendência de um sistema económico para abarcar toda a economia mundial. O capitalismo é a forma mais acabada para conhecermos a mundialização dum sistema económico.
Mundialização 1880-1914 (1ª Revolução Industrial)
Reino Unido, país com o maior avanço tecnológico da época, intensificou as trocas comerciais com as suas metrópoles e colónias e, aproveitando o desenvolvimento dos transportes, permitiu chegar a mercados mais longe, podendo escoar assim o aumento das suas produções devido a uma maior produtividade.
Mundialização depois dos anos 40 do séc. XX (capitalismo financeiro)
Os EUA passaram a ser a maior potência mundial e culmina com a perca da influência da Europa (totalmente devastada devido às duas grandes guerras). As firmas americanas e os capitais americano dominam o comércio externo e