globalização
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da disciplina de Área de Integração onde nos foi proposto realizar um trabalho sobre a globalização. Neste trabalho vamos falar sobre o que é a globalização, as desigualdades e os riscos que surgiram por causa da globalização e ainda o papel dos movimentos antiglobalização.
Globalização
A globalização é o processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações e tem efeitos sobre o ambiente, cultura, sistemas políticos e desenvolvimento económico e produz resultados difíceis de prever e controlar. O grande desenvolvimento da globalização foi os transportes e comunicações.
Desigualdades decorrentes da Globalização
O impacto da globalização é sentido de forma diferente, nas diferentes partes do mundo, e algumas das suas consequências é a diferença que existe entre os ricos e os pobres.
A globalização interfere na desigualdade financeira porque faz com que os países ricos se sobressaiam mais comparando com os países pobres, já que os países mais ricos têm mais condições financeiras e consequentemente mais inteligência para assuntos como informática, medicina, etc…
Num estudo feito pelo Banco Mundial (Bird) o abismo entre os países ricos e pobres aumentou o dobro nos últimos 40 anos.
Quase 50 % da população dos países pobres vive na miséria: 1,2 bilhões de pessoas sobrevivem ganhando 1 dólar por dia (em euros corresponde a 0,75 cêntimos) e 2,8 bilhões de pessoas não chegam a receber 2 dólares (em euros corresponde a 1 euro e 50 cêntimos)
Com estas informações o Banco Mundial concluiu que a renda per capita (indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região) dos países mais ricos é 37 vezes maior do que a dos países mais pobres.
Riscos decorrentes da Globalização
A globalização tem consequências em praticamente