Globalização
a) Identifique as principais consequências positivas da globalização.
Todo processo produtivo sofreu modificações. O trabalho manual deu lugar à especialização e as máquinas, a demanda de produtos começou a crescer muito e com tanta rapidez que a população não conseguia comprar tamanha quantidade de produtos que eram fabricados. Por fim, todo excedente produzido começou então a ser destinado a outros países, o que iniciou as transações comerciais internacionais.
Além disso uma maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas; disponibilidade de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas e uma maior facilidade de financiamento de déficits fiscais, já que os governos deixam de depender apenas dos mercados domésticos.
b) Identifique as principais consequências negativas da globalização.
Como os países recebem investimentos de multinacionais, acaba ocorrendo uma dependência dos governos locais em relação ao capital estrangeiro.
Quanto aos investimentos que entram nos países, mas se direcionam as aplicações financeiras, a situação é mais problemática. Qualquer instabilidade política, econômica ou social pode fazer com que os investidores estrangeiros retirem milhões de dólares da noite para o dia.
Essa assimetria ocorre porque plataformas de produção em países ricos estão cada vez mais integradas com suas correspondente em nações em desenvolvimento, lugares onde o custo de mão-de-obra é bem mais barato. Isso provoca a transferência de empregos e a terceirização. Uma tendência evidente há anos no setor industrial, mas que graças aos avanços da tecnologia de informação está ganhando força também atualmente na área de serviços, sobretudo na Ásia.
Aula-tema 02: Teorias do Comércio Internacional
Passo 2: Responda, por escrito, em no máximo 20 linhas, ao que se pede a seguir.
Faça uma análise comparativa