Globalização
Segundo Fernando Alcoforado (Globalização) o processo de globalização da economia mundial atualmente está causando uma separação na relação entre povos e nações. Isso se deve a existência da grande distância entre países capitalistas atrasados e países capitalistas avançados.
Algumas empresas multinacionais buscam encontrar novos mercados consumidores. Com a concorrência muitas empresas buscaram cada vez mais usar recursos tecnológicos para baratear os preços e estabelecer contato de forma rápida. Nesse contexto, entra a utilização da internet, dos meios de comunicação via satélite, etc. Com a globalização há uma constante busca pelo barateamento dos processos produtivos, e assim as empresas produzem suas mercadorias em vários países para diminuir os custos. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo. "As novas tecnologias propiciam, não apenas uma grande expansão do comércio mundial, mas também uma maior integração entre os povos" (ALCOFRADO, 1997, p. 16).
As pessoas estão cada vez mais descobrindo na internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com outras pessoas, em outros países ou até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais do planeta. Juntamente com a televisão, os computadores quebra barreiras e vai cada vez mais espalhando ideias. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar. Para IANNI (1995, p. 22) a globalização e o idioma uni o planeta. Há até mesmo uma língua comum, universal, que permite um mínimo de com