Globalização
Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Foi gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados. O desenvolvimento e a expansão dos sistemas de comunicação proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeconômicas em âmbito mundial.
Esse processo é uma consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta.
Origens da Globalização
Alguns dizem que a globalização teve inicio nos séculos XV e XVI com as grandes navegações e descobertas marítimas, o homem europeu em contato com povos de outros continentes estabeleceu relações comerciais e sociais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente
Outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas.
Períodos da Globalização
Data Período Caracterização
1450 - 1850 1° fase Expansionismo mercantista
1850 - 1950 2° fase