Globalização
Daniel Úria Teixeira, Nº10 Turma: R
Índice
1. Introdução; 2. Globalização, o começo; 3. Vantagens da Globalização; 4. Desvantagens da Globalização; 5. Inter-cambio de estudante (inter-cambio cultural); 6. Guerra da informação;
Introdução
No tema que vou desenvolver, nomeadamente a “Globalização”, irei falar sobre o que é a globalização, quando começou e o que propiciou esse acontecimento.
Vou referir também as vantagens e desvantagens que a globalização trouxe consigo, algumas das ameaças actuais, como a guerra de informação, o terrorismo e o tráfico de drogas.
Por último farei referência aos organismos que combatem essas ameaças e uma análise conclusiva sobre esta temática.
2. Globalização, o começo:
A Globalização é fruto do fenómeno capitalista que teve início nos descobrimentos, embora nesta primeira fase tenha passado um pouco despercebida. Tudo começou no período mercantilista, onde com o baixo custo de transporte marítimo e aumento da complexidade das relações políticas europeias, se viu um grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colónias europeias. Tudo isto permitiu uma convergência de costumes, bens de consumo e mercado.
Contudo a Globalização como hoje a conhece-mos surgiu após a segunda guerra mundial. Os países sentiram necessidade de aproximação, com o objectivo de evitar uma terceira catástrofe. Desta necessidade comum nasceu o organismo das Nações Unidas, após esta começou a surgir o bloco económico e então a Comunidade do Carvão e do Aço (CECA).
Desde então até aos nossos dias as relações internacionais não deixaram de evoluir, prova disso é os mercados livres, a igualdade na educação, costumes idênticos e a troca de informação instantânea.
3. Vantagens da Globalização: * A livre circulação de mercadorias foi benéfica para o consumidor, uma vez que teve acesso a um maior número de produtos (aumento da oferta), que