Globalização
O objetivo deste conteúdo e compreender sob diversos ângulos o fenômeno da globalização e refletir sobre seus impactos na economia e nas novas formas de sociabilidade.
1. A globalização econômica e financeira
2. A globalização tecnológica
3. A globalização cultural
A bibliografia básica para este conteúdo é:
BARBOSA, Alexandre. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. São Paulo: Contexto, 2003 (p. 07 a 80) e ( p. 81 a 127).
O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
- processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Ocorre a intensificação do comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação.
- A globalização é um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e idéias entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas.
- Exige troca de idéias, transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
- A globalização não é um acontecimento recente - iniciou já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial européia.
- O que diferencia aquela globalização ou mundialização da atual é a velocidade e abrangência de seu processo, muito maior hoje.
- conseqüência do próprio capitalismo.
- O processo de globalização caracteriza-se por profundas mudanças que ocorreram nas últimas décadas na economia internacional, ou seja, a rápida expansão mundial da produção e do consumo:
- A atividade econômica passou a ser dirigida pelo planejamento estratégico das grandes corporações, que substituíram a planificação estatal.
Processo de liberalização comercial, compreendendo uma maior abertura das economias nacionais
- No processo de globalização as corporações multinacionais, organizações multilaterais como a Organização Mundial do Comércio (OMC), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial passam a desempenhar um