Globalização e Responsabilidade Social
O que é Globalização, se não a convergência de valores, culturas, economia, ciências, tecnologia, pessoas...
A globalização é a integração econômica, social, cultural e espacial, possibilitando uma cultura de massa, e homogeneização das economias e políticas do mundo.
Estamos em um momento onde marcas, pessoas, noticias invadem os mercados ignorando as fronteiras e as distância que eram tão impactantes há um tempo que nem está tão longe assim.
Atualmente a velocidade que tudo acontece e se transforma une povos e interesses e não existe mais possibilidade de separá-los. As integrações a todo vapor criam redes (on lines ou não) que se tornam indispensáveis no mundo moderno e mostra uma necessidade de evolução tecnológica cada vez maior, cada vez mais integrada.
Os limites vão desaparecendo, se é que já não desaparecem por completo. As cartas viraram emails, as máquinas de datilografar viraram computadores, os carros ganharam cambio automático, esses são pequenos exemplos que nem percebemos mais de tão corriqueiros que nos parecem.
Entretanto, países onde a pobreza, e o subdesenvolvimento ainda imperam, temas como Responsabilidade Social vem ganhando força a medida que os efeitos e contrates cada vez maiores sobre culturas e tecnologias afetam e evidenciam essas disparidades entre os diversos povos, aumentando ainda mais a competitividade e necessidade de especialização. É preciso cuidado para que o crescimento acelerado não esmaguem povos que ainda vivem e preservam outros estilos de vida, por opção ou não.
Cuidados esses para minimizar os impactos, porém sem impedir que a evolução tecnológica, evolução de conhecimento continuem a beneficiar o homem.