Globalização e justiça
ESCOLA DE DIREITO
CURSO DE DIREITO
ALESSANDRA MEIKO
BIANCA BOGER
BRUNA GOMES
DAYANE AMARAL
ÉRYTA KARL
RENAN BRAGA
TRABALHO DE FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DO DIREITO GLOBALIZAÇÃO E JUSTIÇA – SOCIAL E AMBIENTAL
CURITIBA
2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE DIREITO
CURSO DE DIREITO
ALESSANDRA MEIKO
BIANCA BOGER
BRUNA GOMES
DAYANE AMARAL
ÉRYTA KARL
RENAN BRAGA
TRABALHO DE FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DO DIREITO GLOBALIZAÇÃO E JUTIÇA – SOCIAL E AMBENTAL
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Socioantropológicos do Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial de avaliação do primeiro período do curso de Direito.
Prof. César Bueno de Lima.
CURITIBA
2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará a questão da justiça relacionada à globalização, focando na justiça social e na justiça ambiental, tendo como objetivo demonstrar quão necessário é um posicionamento mais eficaz por parte do Estado quanto a isso.
As preocupações que norteiam o desenvolvimento do presente trabalho são de duas ordens. A primeira delas diz respeito à justiça social, que visa à igualdade de todas as pessoas perante a sociedade. A segunda, a justiça ambiental, se ocupa em equilibrar as consequências danosas ao meio ambiente independe da classe social, econômica ou até diferentes etnias.
A primeira parte do trabalho irá contextualizar os conceitos de globalização e justiça e relacionar ambos os termos. A segunda parte se incumbirá de tratar tanto da justiça ambiental quanto da social, buscando conectar os dois temas e ilustrando, ainda, com um exemplo atual de conflito que envolve ambos os tipos de justiça.
2. GLOBALIZAÇÃO
Tendo início na época das Grandes Navegações e a partir de seu desenvolvimento na Era Industrial, a globalização consolidou o capitalismo como principal sistema econômico mundial.
Pode-se