Globalização e Competitividade
Comunicação: Essa relação entre os países, essa troca de informação, tudo faz parte da comunicação.
A Globalização surge quando os mercados internos ficam saturados, e as empresas multinacionais começam a procura de conquistar novos mercados, principalmente em outros países. O que acabou criando uma concorrência bem maior, levando as empresas a usarem cada vez mais recursos tecnológicos, pra conseguir bater os preços e também estabelecer contatos comerciais e financeiros com mais rapidez e eficiência.
Centralizar/Descentralizar: A Globalização é basicamente isso! É quando deixa de ser aquilo ali, pra ser algo bem maior, expandir. Sair do núcleo, do centro, descentralizar, e tomar o mundo.
Objetivo: O Objetivo das empresas na globalização é ser melhor que o concorrente, fazer o seu próprio espaço no mercado.
Meta: E a meta é o lucro, é ser bem-sucedido.
O mundo globalizado oferece boas oportunidades, mas também exige bastante do preparo dos países pra usufruírem dessas oportunidades.
Know-how: Pra se destacar na globalização, ser um know-how, um administrador que sabe o que faz, que é inteligente, criativo, eficiente. Faz toda a diferença.
Na Globalização, quem sai na frente são sempre os países desenvolvidos, que por conta do preparo e da tecnologia já mais avançada, sem contar na maior capacidade de produzir com mais rapidez e eficiência, do que os demais países emergentes.
A característica mais importante da Globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo. A maioria das empresas acabam produzindo o seu produto em países diferentes, onde a mão de obra, a energia e a matéria prima são mais baratas do que no próprio país.
Entrada + Processamento