IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA
São Paulo
1º Semestre de 2014
Epígrafe
"A pior guerra é a guerra contínua contra a natureza, que é silenciosa, que destrói ao longo do tempo."
(Fernando Henrique Cardoso)
Sumário
RESUMO 5
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVO 7
3. EMBASAMENTO 8
3.1 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 10
3.2 COLETA SELETIVA 10
3.3.ALUMÍNIO 11
3.4 PLÁSTICO 11
3.5 PAPEL 12
3.6 VIDRO 12
4. MATERIAIS E MÉTODOS 14
5. CONCLUSÃO 18
6. BIBLIOGRAFIA 19
Resumo
Este trabalho relata a importância que os resíduos sólidos exercem no dia a dia das pessoas, também informando o papel que este desempenha no meio ambiente. Esse estudo visa à coleta seletiva na ETEC Professor Aprígio Gonzaga criando assim um meio de reciclagem na escola. Com essa coleta seletiva a Escola contribui com o meio ambiente e com a conscientização dos seus alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Coleta seletiva, resíduos sólidos, reciclagem.
1. Introdução
Com o crescimento das cidades devido ao crescimento da população ocorre o aumento de lixo criado pela mesma e o acumulo de resíduos.
Segundo “Drew 1998”, uma das principais causas para o acúmulo de lixo no meio ambiente é o incontrolável crescimento populacional verificado nos últimos séculos.
Segundo “OPS 2005” , o modo de vida urbana produz uma diversidade cada vez maior de produtos e de resíduos que exigem sistemas de coleta e tratamento diferenciados após o seu uso e uma destinação ambientalmente segura. No manejo dos resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final, existem fatores de riscos à saúde para a população exposta .
O lixo pode ser a causa de doenças como diarréias infecciosas, amebíase e parasitoses. Ele serve como abrigo e fonte de alimentos para insetos, roedores, aranhas e escorpiões. Dentre os insetos, as moscas, mosquitos, baratas e formigas são os