Programa de Implantação de Coleta Seletiva
JUSTIFICATIVA:
A ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu no ano 2000 a Cúpula do Milênio, durante a qual 191 países aprovaram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, as chamadas Metas do Milênio, com o compromisso de cumpri-las até 2015. Uma das mais importantes, a sétima, é garantir qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.
Em atendimento a essa diretriz e consciente de que a questão ambiental deve estar no cerne do desenvolvimento de qualquer atividade no mundo atual, há a necessidade do uso racional dos bens naturais e esgotáveis, como uma forma de combate ao desperdício de recursos ambientais e de estímulo às práticas eco eficientes.
Nesse âmbito, a questão da produção do lixo é uma realidade existente e uma situação pela qual passa toda a sociedade. Tal premissa interliga-se ao fato de que a maior parte do lixo produzido pode ter sua destinação correta e sua reutilização nos seus variados aspectos. A grande quantidade de lixo desperdiçada pode e deve ser diminuída. A implantação de práticas como a Coleta Seletiva aliadas a trabalhos de conscientização por parte da sociedade como um todo, se atrelados aos órgãos que desenvolvem políticas relacionadas ao meio ambiente, possibilitam o desenvolvimento de uma comunidade, espaços públicos e empresas mais limpas.
Com essas atitudes, o aproveitamento de alguns resíduos sólidos viabiliza a prática ou a implantação de programas de Coleta Seletiva, se tornando uma forma de aproveitar alguns resíduos e materiais reutilizáveis, desafogando assim, os depósitos de destinação final de lixo.
A DEKOR VIDROS possuiu uma estrutura organizada para a Coleta Seletiva, mas que após algum tempo começou a não ser mais utilizada para este fim, e sim apenas para o descarte de lixo comum. Dessa forma, a observação de lixeiras coloridas específicas para cada tipo de material, era uma premissa, mas com o lixo