globalização
GLOBALIZAÇÃO
Existe uma nova ordem mundial, a globalização da economia, ela está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando um novo mundo inteiramente diferente. Os líderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econômica de suas nações, enquanto os líderes das grandes organizações se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada. - Japão, Estados Unidos e Europa chamada de tríade , é uma importante âncora da economia global. O mundo da globalização oferece de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica e por outro lado é extremamente exigente no preparo dos outros países para usufruir das novas oportunidades.
Por tratar-se de um fenômeno externo irreversível, a globalização faz com que nações, setores econômicos, empresas e mesmo os indivíduos tenham que se adaptar ao ambiente de concorrência ampliada, identificando vantagens competitivas sustentáveis, adequando políticas públicas, redefinindo as estratégias empresariais e capacitando os agentes econômicos.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO
A globalização da economia é melhor para países desenvolvidos, que podem aproveitá-la com maiores benefícios, do que para os países emergentes. Os Estados Unidos e o Japão praticam um protecionismo sofisticado por meio de sobretaxas e controle de qualidade, são maiores beneficiários da globalização. A globalização é fundamental, mas, com cautelas necessárias, o maior desafio atual é criar um sistema de maximizar o crescimento global, que seja mais equitativo e capaz de integrar as potências econômicas emergentes. O novo papel das pequenas empresas torna-se vital nesse novo contexto. Faz-se necessário desenvolver canais de acesso das micros e pequenas empresas ao mercado global. A globalização está criando uma situação para que o administrador tenha condições de capacitação profissional e mobilização pessoal para