globalização no município de duque de caxias
Atualmente, Duque de Caxias, cidade mais populosa da Baixada, possuindo uma população estimada em 855 046 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2010), tem a segunda maior arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do estado, perdendo apenas para a capital. O município responde também pelo sexto maior PIB do país, de acordo com a prefeitura local.
O setor ganhou fôlego com a instalação do Pólo Gás-Químico, trata-se do mais vultoso investimento da área petroquímica no Brasil, um projeto de três décadas que virou realidade. O pólo produz resina plástica a partir do gás obtido na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), que é a segunda maior do país.
GLOBALIZAÇÃO
Embora o Estado Democrático de Direito tenha como preocupação crucial a busca de igualdade de oportunidades, os fatos do cotidiano mostram que se debilitam, entre nós, as bases de uma sociabilidade civilizada: o regime comum de valores, os caminhos de mobilidade social ascendente e a idéia de um futuro em construção.
A constatação dessa realidade remete à idéia de globalização, que nada mais é do que o processo de constituição de uma economia mundial, segundo a qual