Globalizaçao
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
Entrementes, nesta nova ordem que se constrói sob as ruínas da Guerra Fria, as nações existentes tornaram-se entrepostos comerciais. Varejões com bandeira e hino. Os antigos estados converteram-se em guardas de trânsitos, agilizados afim de evitar os engarrafamentos e as colisões no ir e vir das mercadorias. Podemos considerar que sob o ponto de vista da cidade universal globalizada os estados nacionais não passam de um bairro ou de uma pequena circunscrição eleitoral. Algo menor perto da grandeza do projeto geral. Por ser agnóstica, nesta nova Babel cada um vai para o céu pelo caminho que preferir. O seu templo é o supermercado, a sua catedral é o shopping Center, a sua capela é uma loja.
A solidez dela advém de uma confederação formada pela associação de empresas multinacionais com as finanças ciganas que, espalhadas pelos quatro cantos da terra, dividem entre si os