globalizaçao
Globalização e Desigualdade social
Macapá-AP 2013
CEDAP: Centro de Educação do Amapá
Professor: Paulo Cesar
Alunos:
Priscila Ribeiro
Macapá-AP 2013
Introdução
A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre os países.
É um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transportes e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
A desigualdade social e um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menos desenvolvidos.
Isso si dá principalmente pela distribuição desigual da renda de um pais, mas também existem outros fatores, como a má formação educacional e o investimento ineficiente de um pais em áreas sociais.
Globalização
E um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo.
Através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transformações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. A globalização não é pura e simplesmente um fenômeno econômico, ela transforma a sociedade ao envolver os indivíduos, a cultura, a política, o Estado, a economia, a tecnologia e os meios de comunicação. A globalização engloba muitas coisas, pode-se falar em Economia, Ciência, Política, Urbanização, entre outras coisas, em termos de Economia, podemos destacar a Internacionalização do Capital, ou mesmo o aumento de fluxos financeiros, de transnacionais, de privatizações, de unificação cultural; em termos de ciência destaca-se principalmente a rápida expansão das ideias e dos conceitos; na política, podemos