GLOBALIZA O DA GASTRONOMIA MACIEL
GASTRONOMIA
GASTRONOMIA S1
JOSÉ MACIEL
PROFESSORA: MARCIA LEAL
HISTORIA DA GASTRONOMIA
• Globalização: Processo de integração entre as economias e sociedades dos vários países, especialmente no que se refere à produção de mercadorias e serviços aos mercados financeiros, e à difusão de informações.“
(Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda)
“A gastronomia e a arte de preparar e transformar os alimentos”.
• O mundo da cozinha se inicia com o descobrimento do fogo e a sal, primeiro como sobrevivência na alimentação na era de pedra, após como com prazer no gosto.
A globalização na gastronomia é a extensão da arte para todos
• O vocábulo "gastronoglobalização" é, por óbvio, a fusão das palavras "gastronomia" e
"globalização". Hoje em dia é assim: a gente come sushi no Brasil, chucrute na França,
Yakibifum na África do Sul e pizza em qualquer lugar do mundo!
• A globalização é processo que consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Ao inserirmos a globalização na gastronomia, temos o que é a extensão da arte dos alimentos para todos. Ou seja: todos podem ter conhecimento de outras culturas culinárias e produtos de diferentes regiões, surgindo novas opções de alimentação e, sobretudo, prazer.
• Nos séculos 15 e 16, os aventureiros europeus tinham um ótimo motivo para arriscar a vida no mar: muito dinheiro. As novas rotas comerciais, abertas com as viagens de descobrimento em direção ao Sudeste Asiático e às Américas, garantiam fortunas com a venda de especiarias, condimentos que melhoravam o gosto da comida e garantiam sua preservação. O que os exploradores e comerciantes não sabiam é que, além de cravo, noz-moscada, pimenta e gengibre, eles encontrariam uma série de outros sabores. Por sua vez, os moradores dos lugares ocupados não conheciam muitas das comidas trazidas nas embarcações. Começava assim uma verdadeira revolução gastronômica. "Pela primeira vez, todos os povos da Terra