Glicose
Relatório da aula prática de Bioquímica
Correspondente ao 1º semestre do curso de Enfermagem
Faculdade Anhanguera de Brasília – DF
Introdução
A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.
É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.
A maioria de o carboidrato alimentar geralmente se transforma em glicose no sangue. Glicose em excesso se converte em glicogênio para armazenamento no fígado e nos músculos esqueléticos depois das refeições. O glicogênio é quebrado gradualmente em glicose e liberado no sangue pelo fígado entre as refeições. A glicose em excesso é convertida em triglicérides para armazenamento de energia.
No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. Tem função de fornecedor de energia, participa das vias metabólicas, além de ser precursora de outras importantes moléculas.
Objetivo
Este exame pode ser usado para avaliar os níveis de glicose (açúcar no sangue). Pode ser usado para diagnosticar diabetes, para monitorar o controle de diabetes ou como um exame de triagem.
O principal hormônio regulador da concentração de glicose no corpo é a insulina (embora outros hormônios, como o glucagon, a epinefrina e o cortisol também a afetam).
Material e método
Tubos de ensaio ( sangue, soro, teste, padrão)