Aula Tema 3 1
A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Jaqueline Aparecida Serão
4436862334
Introdução
A globalização é um processo definidor do mundo contemporâneo. É a manifestação explícita daquilo que o geógrafo David Harvey classifica como a compressão do espaço-tempo. A partir dela, aliada ao desenvolvimento tecnológico, o mundo e o que nele se passa ficam ao alcance de um clique. Com ela, porém, emergem problemas de outra ordem, como a precarização do trabalho, o consumo de bens culturais que se tornam “febres” globais, o surgimento das megacorporações e também do capitalismo financeirizado. Compreender minimamente esses fenômenos é abrir passo para dialogar de forma clara com os diversos desafios de nosso tempo.
O fenômeno da globalização, suas definições.
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Globalização é um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, onde os governos e as empresas trocam idéias. A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática. A partir da rede de telecomunicação foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo. A globalização é a