glicose
MÉTODO Enzimático-Colorimétrico.
FINALIDADE
Reagentes para determinação quantitativa da glicose no sangue, líquor e outros líquidos biológicos.
Somente para uso diagnóstico in vitro.
FUNDAMENTO
A glicose oxidase (GOD) catalisa a oxidação da glicose para ácido glicônico e peróxido de hidrogênio. Através de uma reação oxidativa de acoplamento catalisada pela peroxidase (POD), o peróxido de hidrogênio formado reage com 4-aminoantipirina e fenol, formando um complexo de cor vermelha (quinoneimina), cuja absorbância medida em 500 nm, é diretamente proporcional à concentração de glicose na amostra. GOD
Glicose + O2 + H2O Acido glicônico + H2O2 POD
2H2O2 + 4-aminoantipirina + Fenol Quinoneimina + 4 H2O
SIGNIFICADO CLÍNICO
Os níveis séricos da glicose são úteis no diagnóstico e monitoramento terapêutico de algumas doenças metabólicas como o Diabetes mellitus, a hipoglicemia, desidratação e na avaliação da secreção inapropriada de insulina.
QUALIFICAÇÕES DO MÉTODO
• Metodologia enzimática colorimétrica de ponto final, rápida e direta, facilmente adaptável em analisadores automáticos e semi-automáticos.
• O produto emprega reagentes líquidos, pronto para uso.
• A metodologia permite obter resultados exatos e precisos se for executada conforme descrita nesta Instrução de Uso.
IDENTIFICAÇÃO DOS REAGENTES
Conservar entre 2-8 ºC.
1- Padrão - Contém glicose 100 mg/dL.
2- Reagente de Cor - Contém tampão pH 7,5 de fosfato 70 mmol/L, fenol 5,0 mmol/L, glicoseoxidase 10000 U/L, peroxidase > 1000 U/L e 4-aminoantipirina 0,4 mmol/L.
ESTABILIDADE
Os reagentes são estáveis até o vencimento da data de validade impressa no rótulo do produto e na caixa quando conservados em temperatura entre 2-8 °C, bem vedados e se evite a contaminação durante o uso.
Sinais de Deterioração dos Reagentes
1- Presença de partículas e turbidez indicam deterioração