Glicidios
Os glicídios são os nutrientes de maior importância para o funcionamento do organismo:
1ª suprimento contínuo de energia para os trilhões de células realizarem suas atividades orgânicas;
2ª facilitar o desdobramento completo do lipídio nos processos de liberação de energia;
3ª fornecer combustível para o funcionamento completo e apropriado do sistema nervoso central.
Principais Glicídios
1) Glicose, glucose, dextrose ou açúcar de uva
É aldo-hexose de fórmula C6H12O6. É o açúcar de uvas, frutos e pode ser obtido industrialmente pela hidrólise do amido. A glicose da alimentação é que faz o açúcar no sangue, e sua concentração se mantém (aumentando ou diminuindo) pela ação de hormônios (insulina-produzido pelo pâncreas) que a controlam. Ex: vitamina C (variação enzimática da glicose)..
2) Frutose ou levulose.
Cetose comum de fórmula C6H12O6. É encontrada no mel e frutos e também obtida por hidrólise de polissacarídeo chamado inulina. Usado na fabricação de alimentos. Ex: mel.
A frutose também é encontrada em cereais, vegetais .
3) Sacarose, açúcar da cana ou açúcar comum. É um dissacarídeo C12H22O11. É encontrado na cana e beterraba, e formado também pela condensação de uma molécula de glicose e frutose e eliminação de uma mol.de água. É açúcar não redutor.
4) Lactose ou açúcar do leite.
Dissacarídeo de fórmula C12H22O11 encontrado no leite e resultado da condensação de uma glicose + galactose. É açúcar redutor que dá origem ao ácido lático.
5) Celulose:
Polissacarídio de fórmula (C6H10O5)n, com massas moleculares de 400.000u. Celulose existe em todos os vegetais e algodão é celulose pura. É formadas pela condensação de um grande número de moléculas de glicose. As verduras, frutas, cereais fibrosos contém quantidades menores de celulose. Somente os animais herbívoros digerem a celulose. A digestão dela pelos humanos ajuda o bolo fecal e processos digestivos. Ex:fabricação de tecidos, películas fotográficas e