glenn murcutt
Glenn Murcutt, filho de australianos, nascido na Inglaterra, cresceu em Papua Nova Guiné e desenvolveu sua apreciação por uma arquitetura simples e vernácula. Formou em arquitetura no Sydney Technical College em 1961 e exerceu diversas parcerias.
A arquitetura de Murcutt é essencialmente orgânica e focada na sustentabilidade. Seus projetos estão fundamentados em princípios essencialmente econômicos e multifuncionais, levando em consideração a direção do vento, temperatura do local, luminosidade e movimento da chuva. Os materiais utilizados são principalmente vidro, aço, madeira e concreto. Foi um dos primeiros a levantar a bandeira da sustentabilidade.
A plasticidade de suas obras é incrível, a harmonia das formas com os materiais empregados é perfeita. Os telhados metálicos sinuosos são sua marca registrada. Arrojados esteticamente, também são muito eficientes na drenagem da água e em alguns casos possuem exaustores para auxiliar a aclimatação do recinto. A utilização de grandes painéis de vidro confere luminosidade natural, a aplicação de estruturas metálicas associadas à madeira confere resistência e ao mesmo tempo leveza.
Glenn Murcutt é hoje um dos arquitetos mais célebres da Austrália.Diferencia-se por não realizar trabalhos em grande escala, nem patrocinado por empresas privadas ou pelo Estado. Suas obras reduzem-se basicamente ao desenho e á construção de habitações. As imagens dos seus pavilhões de metal ou madeira pousados em paisagens virgens são atualmente bastante conhecidas. Entretanto ele também renovou muitas tropical e carente Brasil. A força das propostas de Lelé, capazes de romper a descontinuidade das políticas públicas, e penetrarem em grande parte de nosso território, mostra que a arquitetura pode sim ter sua parte num mundo e num brasil melhor. Nessa busca por soluções racionais e adequadas as condições climáticas locais, a arquitetura de Lelé retoma a plasticidade que marcou uma tradição do modernismo brasileiro. casas do