Glaucia
RESUMO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
PROF. JOSÉ ALBERTO
ALUNA: GLAUCIA RANGEL
08/04/2014
O capítulo 12 da apostila da disciplina Administração de Marketing, extraído do livro “Administração de Marketing – A BÍBLIA DO MARKETING 12ª edição dos autores Philip Kotler e Kevin Lane Keller, trata do tema “Definição da Estratégia de Produto”, onde são apresentados tópicos para definir a estratégia do produto.
Segundo os autores, o produto é o elemento “chave” da oferta deste produto no mercado, ou seja, é o elemento principal do mix de marketing, com o objetivo de satisfazer as necessidades ou desejos dos consumidores.
O produto poderá ser classificado em até cinco níveis de acordo com o planejamento da empresa em relação à oferta de mercado. Níveis: benefício central, produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial.
Em relação à classificação, os produtos podem ser de durabilidade/tangilibidade (bens de conveniência, de compra comparados, de especialidade, e bens não procurados), bens de consumo (de conveniência, de compra comparados, de especialidade, e bens não procurados) e bens industriais (materiais e peças, bens de capital e suprimento e serviços empresariais).
As marcas tem diferenciação em relação a produtos ( quanto à forma, característica, qualidade de desempenho, qualidade de conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo e estilo), design (fator de vantagem competitiva) e diferenciação de serviços (facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação ao cliente, manutenção e reparo).
Nas relações entre produtos e marcas, podemos analisar em sob o aspecto de hierarquia de produtos, pelo mix de produtos, pela análise e pela extensão da linha de produtos, pela determinação de preço do mix e pelas marcas combinadas e de ingrediente.
E por fim, os produtos precisam ser analisados em relação à embalagem