Prova glaucia
Prevalência é a taxa de casos estabelecidos do distúrbio na população de risco num certo ponto ou período de tempo.
A redução da prevalência ocorre de duas maneiras: 1- a taxa de novos casos será diminuída pela alteração dos fatores que acarretam o distúrbio: Casos novos e antigos, População de risco, Diminuição dos fatores perniciosos, Aumento da resistência do individuo (fatores internos e externos). 2- a taxa de casos antigos será reduzida encurtando-se a duração dos casos existentes através do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz. Problemas técnicos do diagnóstico e da terapia, Recursos humanos, Conhecimentos, Redução de prevalência, Questões éticas.
Diagnóstico precoce: Instrumentos adequados, Avaliação histórica e cultural, Estabelecimento de redes sensíveis a detecção de casos e Investigação imediata dos casos.
Encaminhamento precoce: Eliminação de preconceitos vinculados a saúde mental – grupos instituições, Plantão psicológico, Programas de triagem, tipos de prevenção e encaminhamento, Psicohigienista, Definição de saúde mental – rótulos.
Tratamento imediato eficaz: Diagnóstico precoce e tratamento imediato eficaz, Tratar um grande número de sujeitos para diminuir a maioria, Finalidade do tratamento – objetivo modesto, Termino do tratamento.
Prevenção Terciária: A prevenção terciária tem como finalidade reduzir os custos sociais e econômicos dos estados de doença na população através da reabilitação e reintegração precoces e da potenciação da capacidade funcional remanescente dos indivíduos. Atendendo à associação entre incapacidade e doença crônica (Barker, 1998), a prevenção terciária